Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sistema Estadual de Museus

Sistema Estadual de Museus
Sistema Estadual de Museus

Coordenação:  Carine Duarte

O Sistema Estadual de Museus (SEM/RS) é um órgão da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições.

A criação de sistemas no Brasil foi estimulada desde 1986, com o estabelecimento do Sistema Nacional de Museus. Em 1990 foi definida a divisão regional do Rio Grande do Sul em sete Regiões Museológicas e encaminhado projeto ao executivo estadual.

Através do Decreto nº33.791, de 21.01.91 é criado o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul. Composto por um coordenador geral, nomeado pelo Secretário da Cultura e por sete coordenadores regionais eleitos diretamente pelos representantes dos museus de cada região, o SEM/RS propicia às instituições museológicas participarem nas respectivas sedes das atividades (reuniões, exposições, cursos) promovidas periodicamente.

Atualmente, as Regiões Museológicas encontram-se assim divididas:

1ª Região: sede Porto Alegre
2ª Região: sede Montenegro
3ª Região: sede Erechim
4ª Região: sede São Luiz Gonzaga
5ª Região: sede Santa Maria
6ª Região: sede Dom Pedrito
7ª Região: sede Piratini

Controle de Público Visitante

O SEM aplica em 2017 um novo documento para o registro de visitantes aos museus gaúchos. O Formulário Trimestral de Público Visitante do Museus do Rio Grande do Sul é utilizado para sistematizar a captação de dados e monitorar os acessos às instituições. O objetivo é usar os dados colhidos para a análise e planejamento de ações que ampliem e promovam as visitações em todo o Estado. O SEM irá solicitar o formulário preenchido a cada três meses. Encaminhe o formulário preenchido para o e-mail: semrsmuseus@gmail.com

Locais

SEDAC