Secretaria da

Edital - Ciclo de Residência Criativa

A Secretaria de Estado da Cultura através do Programa RS Criativo, em parceria com o TECNA/PUCRS, abre o período de inscrições para o Edital de Chamamento Público Ciclo de Residência Criativa, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos.

A proposta do “Ciclo de Residência Criativa” é promover um ciclo de processos formativos, consultorias, mentorias e ações de conexão, que tem por foco a aceleração de empreendimentos criativos.

Os selecionados se beneficiarão de uma base de trabalho coletiva, localizada na sede do Programa RS Criativo, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, bem como, de uma rotina de capacitações, consultorias e ações de conexão.

Cada empreendedor terá direito ao uso da infraestrutura completa do RS Criativo, sem custo de manutenção. Desenvolvimento do empreendimento através de reuniões de avaliação e acompanhamento da equipe do RS Criativo, resultando em encaminhamento para consultorias. Vaga prioritária em treinamentos coletivos e eventos realizados no espaço, articulação com os empreendedores residentes e parceiros, Networking com profissionais de diversos setores através da realização de encontros e conversas.

O empreendedor, ao integrar-se ao Ciclo de Residência Criativa, estará participando de uma importante fase de amadurecimento, validação e ajuste de seu projeto, além da possibilidade de potencializar o intercâmbio com outros setores da economia criativa, aproveitando oportunidades que surgirão nesse ambiente colaborativo. Também, é um caminho possível para o empreendedor criativo conhecer melhor a sua singularidade e fazer conexões com outros setores.

Portanto, o Ciclo de Residência Criativa configura-se através de encontros entre pessoas, gerando experiências ricas e construtivas, no intuito de pensar as estruturas de empreendimentos no contexto das novas economias. O desdobramento pretendido é um processo vivo e aberto, que articula afetos, ideias, talentos, territórios e potenciais de transformação. O acolhimento e a vivência desses empreendimentos, possibilitará exercícios de projeção para o aprimoramento contínuo dos mesmos.

As inscrições poderão ser realizadas através do link do ANEXO I abaixo.

EDITAL – CICLO DE RESIDÊNCIA CRIATIVA
 Edital SEDAC 04 de 2019 CICLO DE RESIDENCIA CRIATIVA RS CRIATIVO (.pdf 290,11 KBytes)

ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - Inscreva-se aqui

ANEXO II – SETORES CONTEMPLADOS