Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Setur realiza oficina de planejamento estratégico para o segmento de negócios e eventos

Publicação:

20141119171715foto-priscila-rodrigues-seturrs-oficinamice.jpg
Na avaliação da consultora em Turismo de Negócios e Eventos e ministrante da oficina, Vaniza Schuler, o setor está valorizado - Foto: Priscila Rodrigues

A Secretaria do Turismo (Setur/RS) realizou oficina de planejamento estratégico para o segmento de negócios e eventos, conhecido no mercado turístico como MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), nesta quarta-feira (19), em Porto Alegre. A atividade ocorreu na presença de representantes dos Convention & Visitors Bureau do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas, Hortênsias (Gramado/Canela), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil – RS) para dar segmento às ações do termo de cooperação assinado em outubro sobre o desenvolvimento do comitê responsável pelo setor.

 

Na avaliação da consultora em Turismo de Negócios e Eventos e ministrante da oficina, Vaniza Schuler, o cenário é promissor e necessita de uma análise das tendências do turismo profissional do MICE. Ela destacou ainda que a Setur priorizou o setor. "Só o fato de estar acontecendo essa oficina hoje já é uma demonstração de organização", disse. Segundo ela, o planejamento se dá com a organização do comitê MICE, dividido em três eixos principais: gestão, infraestrutura e promoção e marketing.

 

"O que estamos fazendo aqui é um material para orientar as próximas govenanças", salientou o presidente da Federação Gaúcha de Convention & Visitors Bureau, Valmor Peccini.

Para o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Setur/RS, Maximilianus Pinent, o seminário MICE, realizado pela Setur em março de 2014, para capacitação do setor foi uma forma de mostrá-lo para a sociedade. “Enquanto gestão pública, estamos inovando numa área estratégica e até então representada somente pela iniciativa privada. Estamos entregando um planejamento com posicionamento de mercado, construído como política pública do turismo do RS”, ressaltou.

 

Termo de Cooperação
O  termo visa consolidar as ações do comitê MICE, além de ser um fomentador para a captação de eventos e melhor aplicação de recursos para o setor. Conforme o documento, a união de esforços entre os partícipes para a organização do comitê MICE-RS, através da definição de ações público-privadas para o fortalecimento do Rio Grande do Sul como destino em negócios e eventos corresponde ao desafio nº 2 do Plano Estadual de Turismo.

 

MICE
É a sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições), um segmento de alto poder econômico. Com média de gastos diários por turista de US$ 285,00, ante U$ 68,00 do turista normal, o segmento MICE é cobiçado internacionalmente.

Visando este público, a Setur organizou um comitê específico para o tema, formalizado durante a realização de um seminário sobre o assunto no mês de março, com o objetivo de estabelecer uma política pública que proponha e gerencie ações e programas para aumentar a captação de eventos no Estado e assim transformá-lo em líder no Mercosul.

 

Texto: Priscila Rodrigues
Edição: Redação Secom 

SEDAC