Secretaria da Cultura do RS e BRITISH COUNCIL promovem debate com especialistas de Economia Criativa do Reino Unido
Publicação:
A Economia Criativa estará em pauta em uma série de debates gratuitos e abertos ao público promovidos pelo British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, que serão realizados por todo o Brasil até dezembro de 2015. Membros de importantes projetos internacionais de cultura estarão presentes para discutir a regeneração urbana através da cultura e o impacto para o desenvolvimento econômico local.
No próximo dia 13 de outubro, terça-feira, será a vez de Porto Alegre sediar o “Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido – design, tecnologia e inovação moldando as sociedades”. O debate, patrocinado pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - acontece às 17h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). O evento será aberto pelo secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, e pela diretora de Economia da Cultura da SEDAC, Érica Lewis.
Mediado pela economista Lídia Goldenstein, o evento contará com a presença dos britânicos Thorben Dittes, diretor do Programa de Música Clássica e da Royal Northern Sinfonia do The Sage Gateshead, e Helen Legg, diretora do centro de arte contemporânea e design Spike Island.
O “Diálogos” é resultado de uma série de três publicações temáticas lançadas pela British Council, em 2014. Em cada cidade, especialistas brasileiros e britânicos irão se unir para trocar experiências sobre as perspectivas, desafios e soluções com as quais os dois países vêm lidando na última década, quando o conceito de Economia Criativa foi amplamente difundido e se tornou um dos principais eixos estrate?gicos de desenvolvimento do Brasil. “Com esses encontros, buscamos oferecer a experiência do Reino Unido como uma possível inspiração para o desenvolvimento de novos projetos e políticas no contexto brasileiro e vice-versa”, afirma Luiz Coradazzi, diretor de Artes da organização.
Os debates são voltados para gestores, empresários, jovens empreendedores e acadêmicos. Os bate-papos levarão em conta as necessidades locais de cada uma dessas cidades, ancoradas nos temas da regeneração urbana, inovação e design. Além de Porto Alegre, os debates acontecem em Recife (15/10), Rio de Janeiro (30/11), e São Paulo (2 e 3/12).
Sobre Economia Criativa
Economia Criativa é o modelo que inclui modos de gestão ou negócios que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos. Em 2013, o PIB da indústria criativa no Brasil foi de R$ 126 bilhões. No Reino Unido, pioneiro no setor, os empreendimentos do gênero geram 76,9 bilhões de libras por ano para a economia local.
PORTO ALEGRE
Debate: Regeneração urbana através da cultura e o impacto para a economia local
Palestrantes: Thorben Dittes (The Sage Gateshead, Reino Unido) e Helen Legg (Spike Island, Reino Unido), com mediação de Lídia Goldenstein
Data: 13 de outubro de 2015
Horário: das 17h às 20h30
Local: Casa de Cultura Mario Quintana – Teatro Bruno Kiefer (rua dos Andradas, 736, 6º andar – Centro Histórico – Porto Alegre)
Confirme sua presença: http://britishcouncilbrasil.dialogosec-poa.sgizmo.com/s3/
Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura
?#?juntospelacultura?