Projeto Escola da Ospa na Comunidade chega à sua 10ª edição
Publicação:
Centro de Formação Teresa Verzeri recebe recital de alunos do Conservatório Pablo Komlós no dia 23 de setembro, às 15h
No dia 23 de setembro, quarta-feira, às 15h, o Centro de Formação Teresa Verzeri (Avenida Sertório, 253 - Bairro Navegantes) recebe apresentação do projeto Escola da Ospa na Comunidade. O décimo recital da iniciativa, que busca levar a música dos estudantes do Conservatório da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre a diferentes espaços da cidade, terá como público as cerca de 100 crianças atendidas pela instituição. Os alunos da Escola integrantes do quinteto de cordas Izandra Alves (violino), Daniela Luz (violino), Diego D?Avila (viola), Leandro Melgarejo (violoncelo) e Weslei Ajarda (contrabaixo), são os instrumentistas em destaque desta vez.
Localizado na Zona Norte de Porto Alegre, o Centro atende crianças dos 6 aos 15 anos, proporcionando atividades educativas e trabalho de assistência social no turno inverso ao da escola. Além do trabalho pedagógico, que estimula o desenvolvimento artístico, cultural e esportivo, a instituição oferece acompanhamento psicológico e pedagógico às crianças. Para alegrar a meninada, os jovens músicos da Escola de Música da Ospa interpretarão um repertório de obras clássicas e populares.
O projeto, que tem como objetivo aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido pela Escola de Música da Ospa, estreou em maio deste ano e já promoveu apresentações em hospitais, escolas, lares de idosos e centros culturais e de atendimento sócio-educativo. Até o final do ano, acontecerão recitais em locais como o Hospital da Criança Santo Antônio, o Hospital Psiquiátrico São Pedro e o Centro Social Murialdo.
A Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa - Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola atende em torno de 200 alunos. Além disso, o conservatório conta com grupos orquestrais, regidos pelo maestro e violinista Arthur Barbosa e com um coral, dirigido pelo regente e violista Cosmas Grieneisen.