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Ospa e Ulbra realizam homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana

Dentro da Série UFRGS, Orquestra destaca a Sinfonia nº 2 do alemão Felix Mendelssohn, com regência de Manfredo Schmiedt

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Apresentação reúne Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Coro Sinfônico, além de participações especiais.
Apresentação reúne Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Coro Sinfônico, além de participações especiais. - Foto: Maí Yandara

Nesta terça-feira (31), a Reforma Luterana completa 500 anos e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em conjunto com o Coro Universitário da Ulbra, realiza um concerto especial no Salão de Atos da UFRGS. Sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, os músicos interpretam a Sinfonia nº 2 (Lobgesang), também conhecida como Sinfonia Cantata ou Cântico de Louvor, de Felix Mendelssohn (1809-1847), um dos maiores compositores românticos da Alemanha. Mais de 120 cantores, entre o Coro Sinfônico da Ospa, o Coro Universitário da Ulbra e o Grupo Cantabile, sobem ao palco. Os solos ficam a cargo de Elisa Machado (soprano), Paola Leonetti (soprano) e Maicon Cassânego (tenor).

Considerado um artista prodígio, Mendelssohn foi compositor, pianista, organista, regente e pintor. Começou seus estudos musicais aos sete anos de idade. Aos nove, teria realizado as primeiras apresentações e, aos treze, escrito e publicado as suas primeiras obras. A Sinfonia nº 2 teve sua estreia em 1840 na Igreja São Tomás, em Leipzig. Na obra, Mendelssohn fundiu elementos da música secular e da música sacra, conservando características da sinfonia e da cantata.

A peça foi composta entre 1838 e 1840 para festejar quatro séculos da invenção da imprensa por Gutenberg. “Por volta de 1440, Gutenberg tinha desenvolvido a técnica de impressão de livros através de tipos móveis e, de sua produção, destaca-se a primeira impressão da Bíblia traduzida para o alemão, que foi fundamental para a Reforma de Martinho Lutero. Dentre os vários textos bíblicos selecionados por Mendelssohn, na produção desta Cantata-Sinfônica, o Salmo 150 é o mais emblemático, pois aparece em diversos pontos da obra”, afirma o maestro Manfredo Schmiedt.

O compositor germânico se inspirou na 9º sinfonia de Beethoven para escrever a peça. Manfredo conta que a obra é dividida em duas partes: “A primeira parte, composta somente para a orquestra sinfônica, prepara o ouvinte para a imponência musical da segunda parte, com a participação dos coros e solistas. A utilização das diversas ‘forças’ vocais e orquestrais, solos, duetos, coros polifônicos e homofônicos são muito bem arquitetados por Mendelssohn para que o texto bíblico possa ser expresso da melhor maneira possível”.

Destaques

Manfredo Schmiedt é regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS) e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Georgia (EUA), participou de cursos na Alemanha, nos Países Baixos, na Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil, além de receber as condecorações Pi Kappa Lambda Music Honor Societye Director’s Excellence Award. Foi regente assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa.

A soprano Elisa Machado é bacharel em Música pela UFRGS e iniciou seus estudos de canto no coro da Ospa. Concluiu os cursos básico de trompete e avançado de canto no Conservatório Pablo Komlós. Participou de oficinas e cursos como complemento e aperfeiçoamento. Atua na preparação de coros (Allegro, Unisinos e Ospa) paralelamente à carreira de cantora. Em 2014, recebeu o 1º Prêmio no 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e foi aprovada em concurso realizado pela Ospa para trabalhar junto ao Coro Sinfônico.

Paola Leonetti é soprano e realizou seus estudos musicais no Conservatório Pablo Komlós, em Porto Alegre. Estreou como solista com a Ospa aos 20 anos, em concerto lírico de Rigoletto e La Traviata. Participou da montagem de Madama Butterfly e atualmente, se apresenta em concertos com a Ospa, Orquestra Unisinos-Anchieta, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra, entre outras.

Nascido em Caxias do Sul, Maicon Cassânego é tenor e iniciou seus estudos de canto aos 17 anos de idade. Por diversos anos, participou do Coro de Câmara Cant'Arte. Em 2012, ingressou no bacharelado em Canto, na UFRGS. Como solista, esteve nas apresentações das Vesperae Solennes de Confessore, de Mozart, com o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Programa
- Felix Mendelssohn - Sinfonia n.º 2, Lobgesang, Op.52
Regente: Manfredo Schmiedt

Solistas: Elisa Machado (soprano), Paola Leonetti (soprano) e Maicon Cassânego (tenor)
Participação: Coro Sinfônico da Ospa, Grupo Cantabile e Coro Universitário da Ulbra

Serviço - Concerto da Ospa | Série UFRGS (Especial: A Reforma)
Dia: 31 de outubro de 2017 (terça-feira)
Horário: 20h30
Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, nº 110 - Bom Fim - Porto Alegre/RS
Informações: www.ospa.org.br ou (51) 3222-7387

Ingressos
À venda no local no dia do evento
- R$ 30 para o público em geral
- R$ 15 para estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH
Horário da bilheteria: terça-feira, dia 31 de outubro, das 11h até a hora do espetáculo.
Cortesias: Estudantes, funcionários e professores da universidade podem retirar ingressos na administração do Salão de Atos. A cota é limitada e a distribuição é feita por ordem de chegada. É necessário apresentar o Cartão da UFRGS e cada pessoa pode retirar dois ingressos. A administração do Salão de Atos funciona das 9h às 12h e das 14h às 18h.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

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