Ospa destaca concerto para violoncelo em apresentação gratuita na Igreja da Reconciliação
Publicação:
No dia 14 de julho, terça-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta na Igreja da Reconciliação sob a batuta do maestro Leandro Carvalho. Diretor artístico e regente principal da Orquestra do Estado de Mato Grosso, ele foi finalista, no ano passado, de um dos mais importantes concursos para regentes do mundo, o Svetlanov International Conducting Competition, em Paris. Carvalho conduz a Ospa na interpretação de concerto de Robert Schumann (1810-1856) para violoncelo e orquestra, e de sinfonia de Felix Mendelssohn (1809-1847). A solista convidada da noite é a violoncelista venezuelana Romina Monsanto. O evento, com entrada franca, integra a programação da Série Igrejas 2015.
Leandro Carvalho já regeu em Porto Alegre em turnê com a orquestra mato-grossense, e como convidado da Orquestra da Ulbra. Esta é a primeira vez que ele conduz a Ospa. O maestro comenta o repertório selecionado para a noite, que traz composições de dois pilares da música romântica do século XIX: "Schumann nutria grande admiração por Mendelssohn, considerando-o um músico sem igual. Eram amigos e dividiam uma vida profissional, como quando Mendelssohn tornou-se diretor do recém-criado Conservatório de Leipzig e convidou Schumann para ensinar composição".
O programa inicia com o "Concerto para violoncelo, op. 129 em lá menor", de Schumann. O músico demonstrou nessa obra conhecimentos sobre o instrumento que tocava quando criança, mas que abandonou devido a uma lesão na mão direita. Para sua execução, a Ospa recebe a solista Romina Monsanto, graduada em violoncelo pela Universidade do Sul do Mississippi (EUA) e mestre em performance para o instrumento pela Universidade de Baylor, no Texas. Ganhadora de diversos prêmios internacionais, ela, que reside atualmente em Porto Alegre, foi aprovada no mais recente concurso para músicos da Ospa, para o cargo de primeiro violoncelo.
A "Sinfonia nº3", de Mendelssohn, é a segunda obra da noite. Leandro Carvalho classifica-a como "uma das maiores obras-primas da história da música ocidental". Ele fala sobre a sua história: "A inspiração inicial para a composição aconteceu muitos anos antes de sua finalização, ocorrida em 1842, quando Mendelssohn visitou as ruínas do palácio onde viveu a Rainha Maria. Ali ele "encontrou" o início de sua sinfonia, que manteria guardado para anos mais tarde desenvolver uma incrível narrativa que se conclui com o triunfo e a altivez de um hino nacional".
Apontado pela "Viva Música!" como um dos dez nomes de maior importância na última década na música de orquestra no Brasil, Leandro Carvalho é graduado em Música Erudita em São Paulo e fez pós-graduação em Regência Orquestral na Holanda e na Estônia. Com a Orquestra de Mato Grosso, gravou 12 CDs e 4 DVDs com artistas como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Renato Teixeira, Turibio Santos, Antonio Del Claro, Emmanuele Baldini, Roberto Correa, Pablo Agri, Carlos Corrales e Ivan Vilela.
A Igreja da Reconciliação fica na Rua Sr. dos Passos, 202, no Centro de Porto Alegre. Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.
Leandro Carvalho (regente)
É um dos fundadores da Orquestra do Estado de Mato Grosso, seu atual diretor artístico e regente principal. Em 2013 e 2014, fez residência artística na prestigiada Philadelphia Orchestra, nos Estados Unidos, e de 2011 a 2013 foi regente assistente na Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro, quando teve a oportunidade de dirigir concertos com grandes solistas como DaniilTrifonov, Simone Dinnerstein, Lenine e Gilberto Gil. É também instrumentista e pesquisador. Foi finalista da "Svetlanov International Conducting Competition" em Paris em 2014, com a "Orchestre Philharmonique de Radio France". A partir de quinhentos e dez inscritos de mais de trinta países, foram selecionados 18 participantes por um júri composto por alguns dos maiores nomes da atualidade como Valery Gergiev, Riccardo Muti, Zubin Mehta, Evgeny Kissin, Vladimir Ashkenazy e Jesús López-Cobos.
Romina Monsanto (violoncelista)
Nascida na Venezuela, Romina Monsanto iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade em Valencia, em seu país natal. Poucos anos mais tarde, começou a estudar Violoncelo no Conservatório de Carabobo. Foi aluna de Paul Desenne em Caracas (Venezuela), e de German Marcano, na Academia Mozarteum. Se formou bacharel em Violoncelo na Universidade do Sul do Mississippi (EUA), e mestre em performance em violoncelo na universidade de Baylor no Texas. Tem se apresentado na Venezuela, México, Brasil, e Estados Unidos. Ganhadora do terceiro lugar no Concurso para Jovens Artistas da Orquestra Sinfônica do Mississippi, Romina também foi finalista no concurso de concerto da Orquestra Sinfônica de Baylor e ganhadora do prestigioso prêmio William T. Gower. Em 2014, foi convidada a fazer parte de Pi Kappa Lambda Music Honor Society devido ao seu excelente desempenho acadêmico.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2015 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau e Souza Cruz. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.
Concerto da Série Igrejas
Quando: 14 de julho, terça-feira, às 20h30
Onde: Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202 - Centro/Porto Alegre)
Entrada Franca