Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul

Marsul

O Marsul, instituição da Secretaria do Estado da Cultura, foi criado pelo Decreto Estadual 18009/66 de 12 de agosto de 1966. Seu idealizador e fundador foi o professor da rede estadual Eurico Theófilo Miller, que realizava pesquisas na área arqueológica. Na década de 60 fez parte do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas - Pronapa. Para atuar neste programa, necessitava estar ligado a uma Instituição. Desta maneira, possuidor de um acervo arqueológico resultante de pesquisas anteriores, em acordo com o Estado do Rio Grande do Sul, doou seu acervo em troca da criação de uma Instituição voltada à Arqueologia.

Inicialmente, o Marsul esteve sediado na própria residência de Eurico Miller e a seguir, durante doze anos em um frigorífico abandonado. Foi transferido para sede atual em 1977, a partir da doação de um terreno por parte da Prefeitura do Município de Taquara.

O acervo do museu é composto por coleções oriundas de pesquisas em Sitos Pré-Coloniais, contendo materiais de grupos caçadores-coletores; pescadores-colotores do litoral; e horticulores. E também de Sítios do Período Colonial. Distribuídos da seguinte maneira:

  • Materiais arqueológicos provenientes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas;
  • Coleção arqueológica proveniente do Museu Júlio de Castilhos – Porto Alegre;
  • Coleção de fragmentos cerâmicos da Fase Marajoara.- Doação do Museu Paraense Emílio Göeldi;
  • Coleção de fragmentos cerâmicos de Santarém.- Doação do Museu Paraense Emílio; Göeldi;
  • Coleções de materiais arqueológicos (fragmentos cerâmicos e têxteis) do Peru e do México;
  • Coleções de materiais arqueológicos doados por particulares;
  • Artefatos etnográficos dos índios Nhambikuara – Mato Grosso;
  • Material arqueológico proveniente das Missões Jesuíticas e da Casa Presser, Novo Hamburgo – Acervo pertencente a 12ª Superintendência do Iphan/RS, alocado no Marsulpara guarda e conservação.

O Museu encontra-se em obras. Por este motivo a visitação Pública está temporariamente suspensa.
Para mais informações escreva para:  marsul@sedactel.rs.gov.br

Locais

SEDAC