IEACen promove Mostra Universitária de teatro na CCMQ
Publicação:
Fomentar a produção em Teatro e Dança que surge no universo acadêmico é a intenção do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEn) ao promover a Mostra Universitária, no mês de outubro, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Entre os dias 8 e 16 os acadêmicos do Departamento de Arte Dramática (DAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mostrarão seus espetáculos, diariamente, sempre às 20h, no Teatro Bruno Kiefer. Os ingressos custam R$ 10,00. E de 23 a 27 será a vez dos alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) se apresentarem, gratuitamente, no Teatro Carlos Carvalho.
Confira a programação:
8 de outubro (terça-feira)
Quando Eu Tinha
Dramaturgia própria
Orientação: Laura Backes
Elenco: André Macedo e Márcia Berselli
Duração: 50 minutos
Classificação: 15 anos
Contato: andre.asm@ibest.com.br
Sinopse: Através dos corpos em contato, dançando e atravessando o espaço, os atores, a partir de relatos do público, trazem à cena histórias, memórias e lembranças, construindo assim um espaço de atuação no qual o público é convidado a realizar um questionamento sobre a morte, a vida e sua memória. Os fatos aqui narrados aconteceram há muitos anos. São as nossas histórias. E as tuas, talvez. Algumas memórias que insistem em se fazer presentes. Algumas que já se foram. Alguns que já se foram. A morte é fechar uma porta. Uma cortina. Apagar a luz. Parar.
9 de outubro (quarta-feira)
Terno
Direção: Luciane Olendzki e Márcio Ramos
Dramaturgia: Luciane Olendzki e Tefa Polidoro
Atuação:Tefa Polidoro
Audiovisual: Generall Videos Produtora
Realização: Grupo Pindaibanos de Teatro
Contato: tefapolidoro@gmail.com
Sinopse: O espetáculo coloca ao público, através do teatro e da dança, a solidão e as angústias de uma mulher que aguarda o retorno do marido que viajou. Em contraponto, apresenta os sonhos e as idealizações da filha, que anseia por conhecer o pai. Duas vidas, duas perspectivas que divergem na forma de ver e sentir, porém regidas por um mesmo verbo: esperar.
9 de outubro (quarta-feira)
Liquidação
Direção: Mauricio Casiraghi.
Dramaturgia: O grupo.
Elenco: Diego Nardi, Gabriela Chultz, Genises Azevedo e Talyta da Rosa.
Sinopse: O que fazer quando não há mais o que dizer, nem o que fazer? O que fazer quando não há mais sonhos? Levar as coisas ao pé da letra. Quatro pessoas, três mulheres e um homem em um experimento cênico.
11 de outubro (sexta-feira) No Ar
Direção e Dramaturgia: o grupo.
Orientação: Mirna Spritzer.
Elenco: Alessandra Souza, Jessica Christmann, Juliano Rabello e Luiz Manoel Alves.
Musicos: André Sant'Anna e Gian Becker
Contato: alessandra.ssouza@hotmail.com
Sinopse: A magia por trás do som. É a partir dessa ideia que o grupo traz ao palco todo encanto dos bastidores da Época de Ouro do Rádio Gaúcho. Com o advento da televisão, três personagens apostam todas as suas fichas em uma única cartad, que pode ou não salvar aquilo que deu sentido às suas vidas por tantos anos: a Rádio.
12 de outubro (sábado) Quem Tem Medo?
Direção: Eve Mendes
Elenco: Alexandre Antunes, Fabiana Santos, Marcelo Pinheiro e Tefa Polidoro
Realização: Grupo Pindaibanos.
Contato: tefapolidoro@gmail.com
Sinopse: Inspirado no clássico americano Quem Tem Medo de Virginia Woolf? de Edward Albee, o grupo Pindaibanos coloca ao público os sonhos, as ambições, e as frustrações de dois casais que são regidos pelas aparências. Ambos, sedentos pela felicidade, passam a madrugada tramando jogos que levam-nos às últimas consequências.
13 de outubro (domingo) Teoria Bang Bang
Concepção e orientação: Suzi Weber
Elenco: Di Nardi e Gabriela Chultz
Contato: dndiegonardi@gmail.com
Sinopse: Como o ato de pesquisar se relaciona com o ato de performar? Podemos continuar pesquisando sensivelmente durante a performance? ?No começo era o movimento...? assim inicia o espetáculo. Dois atores apresentam conceitos e reflexões sobre arte. O que é a dança, a improvisação, a performance? Uma criação que parte da vontade de mostrar, demonstrar e fazer o que já está dentro de nós : a vida e suas pulsações. Meditar, parar e sentir. Diferentes versões da música Bang, Bang podem ser ouvidas em francês, italiano e inglês. Teoria Bang Bang apresenta também algumas questões relacionadas ao gênero, à sexualidade e à identidade.
Dois alunos do curso de Teatro, no final da graduação, investigam conceitos dentro das áreas da Performance, Improvisação e Dança. Leem, indicam e comentam sobre livros, artigos e outras referências. Fazem, mostram, demonstram fazendo, comentam o fazer.
- Ela tira as botas
- Ela tira parte da roupa e permanece com roupas intimas
-Ela empilha livros sobre o corpo e medita junto a eles por um tempo
-Ele joga papeis com títulos e autores para cima
- Ele tira suas roupas, suas marcas... São sempre produtos, objetos
- Ele veste seus livros
- Eles dançam uma coreografia que não acabam?
- Falam sobre "quem eu sou"
- Falam sobre "aonde eu vou"
- Falam sobre "o que eu faço"
- Ela pode ser encontrada no Shopping com sua mãe
- Ele pode ser encontrado na Redenção próximo aos abacaxis
- Completam uma estrutura dançada de movimentos
- Agradecem - Despedem-se.
14 de outubro (segunda-feira) V ao cubo
Orientação: Marta Isaacsson
Concepção, Dramaturgia e Direção: Natália Soldera
Textos: Erick Oliveira, Jéssica Lusia e Natália Soldera
Elenco: Ander Belotto, Jéssica Lusia, Luiz Manoel Alves, Matheus Melchionna e Silvana Rodrigues
Classificação etária: livre.
Duração: 65 minutos.
Contato: nataliasoldera@hotmail.com
Sinopse: Assumindo que só não são possíveis as possibilidades, cuja impossibilidade é comprovada, todas as verdades são verdadeiras, até que se prove o contrário. É partindo desta premissa, que os cientistas, do Departamento da Verdade, da UFRGS, convidam a todos para o seminário ?V ao cubo ? O que você V, o que você não V e além do que você V?. O evento irá revelar as VERDADES encontradas no ano de residência do Departamento da Verdade, dentro do Departamento de Arte Dramática, e suas repercussões sobres os paradigmas da vida, do universo e tudo mais.
Serviço:
Data: 8 a 16 de outubro - Espetáculos dos acadêmicos da UFRGS
Horário: Sempre às 20h
Local: Teatro Bruno Kiefer - 6º andar CCMQ (Andradas, 736).
Ingressos: R$ 10,00.