Feira do Livro de Porto Alegre em 2011 tem patrona
Publicação:

Na manhã dessa terça-feira (27) a Câmara Rio-Grandense do Livro anunciou a escritora Jane Tutikian como a patrona da nova edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, o editor João Carneiro, na presença do patrono da Feira 2010, o folclorista Paixão Côrtes. A patrona foi escolhida por um colegiado e concorria com Airton Ortiz, Celso Gutfreind e Luiz Coronel.
O secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, representou a secretaria no evento. “A Feira do Livro de Porto Alegre é um evento completo. Abrange o livro, a leitura e a literatura. A eleição de Jane Tutikian como patrona é um reconhecimento de sua obra e também da literatura feitas pelas mulheres no Rio Grande do Sul”, disse Jéferson.
Jane Tutikian é a primeira mulher a comandar a Feira do Livro desde a eleição de Patrícia Bins, em 1998. Jane tem uma obra equilibrada entre a vida acadêmica e a literatura. Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS, é professora na mesma universidade, além de autora de mais de uma dezena de livros dedicados ao público adulto e ao infanto-juvenil. Com sua obra para jovens, Jane conquistou um Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, pelo livro A Cor do Azul, de 1984
Os candidatos a patronos foram selecionados através de votação entre livreiros e editores associados da Câmara da Livro.O patrono foi escolhido em uma segunda votação, feita por um conselho cultural composto por pessoas ligadas à universidade, figuras de destaque e dirigentes da Câmara. A novidade no processo de escolha deste ano foi que as livrarias da cidade abriram o voto para os candidatos de sua preferência e puderam fazer campanha entre seus leitores.
A 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre será realizada entre 28 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega, e arredores até o cais do porto.
Texto: Asscom Sedac