Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Espetáculo infantil de Hermes Bernardi Jr traça relação entre as cores e o humor

Publicação:

 

Inspirada no livro homônimo de Eva Furnari, dirigida e escrita por Hermes Bernardi Junior, “Marilu” é uma produção do Trompim Teatro, de Caxias do Sul, com apresentação somente no dia 30 de outubro (quarta-feira), em duas sessões, às 10h e 14h30min, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana. Com trilha sonora de Yanto Laitano, tem no elenco Aline Tavares, Odelta Simonetti e Fábio Cuelli.

 

O espetáculo foi pautado na pesquisa de dramaturgia silenciosa, através da gestualidade e das ações físicas ao invés da palavra falada. As cores e sua relação como humor são o tema da peça, indo além do próprio colorido, conectando com os aspectos inerentes a forma de ver o mundo e o outro; lançando novas possibilidades sobre a cor, que pode estar no som, nos movimentos e na própria essência humana, estimulando o espectador a participar como autor da história. Por meio de uma poética simples, a narrativa traz uma reflexão sobre a cor, tanto no mundo visível e concreto, como no subjetivo.

A personagem título se envolve em tramas de uma vida cinzenta. Será que o seu mundo é cinza? Ou ela faz do seu mundo um lugar cinza? Um dia Marilu vê uma menina passeando pelas redondezas, carregando outras cores que a menina azeda nunca viu. Sua curiosidade a leva até uma casa, lá em cima. No alto de um morro, onde vivem dois “pimpolhos”, criaturas muito coloridas. Deste encontro, com dramaturgia baseada na cor dos movimentos, da musicalidade, de poucas palavras, além do foco na simplicidade, muitas brincadeiras e confusões acontecerão. O espetáculo é indicado para crianças de todas as idades, principalmente para quem acredita que “este mundo é engraçado, é só olhar com bom humor”.

Trompim Teatro surgiu da ampliação da pesquisa sobre o fazer teatral iniciado em 2009, pelo Núcleo Trompas de Falópio. Após dedicar-se à comicidade feminina, com “Cinta-Lia/Desliga”, lança-se a um novo desafio.  Contemplado com o Prêmio Anual de incentivo à Montagem Teatral 2011, pela Prefeitura de Caxias do Sul, iniciou a pesquisa da dramaturgia silenciosa, voltada ao público infantil, com “Marilu”, que estreiou em agosto do ano passado. Participou do 5º Palco Giratório Sesc e esteve presente no Festival do teatro Brasileiro - Cena Gaúcha na etapa Goiás,  como o único representante do inteior gaúcho. Viajou por mais de 30 cidades do Rio Grande do Sul, em apresentações para quase 15 mil pessoas.

 

Serviço:

Dia: 30 de outubro de 2013.

Hora: 10h e 14h30.

Local: Teatro Carlos Carvalho - 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 7,00 meia entrada.

Para agendamento de escolas, ligar 8310.9819 com Fábio.

SEDAC