Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Biblioteca Pública do Estado

Biblioteca Pública do Estado
Biblioteca Pública do Estado

Direção: Morgana Marcon

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), criada oficialmente em abril de 1871, foi aberta ao público na sua sede definitiva - Rua Riachuelo 1190 - em 1922. Concebido artística e arquitetonicamente por Afonso Hebert e Theofilo Borges de Barros, o prédio da BPE reflete o pensamento então dominante no Estado: o positivismo.

Em 1986, o prédio da Biblioteca foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O acervo bibliográfico da BPE é constituído por cerca de 240 mil volumes. A coleção de livros raros da Biblioteca é composta por raridades dos séculos XVI a XIX, como a PHARSALIA, de Lucano, de 1519.

Publicações e documentos que registram a história e a literatura rio-grandenses, enciclopédias, dicionários e obras sobre todos os setores do conhecimento humano, além de jornais, revistas e folhetos, completam a coleção da instituição e encontram-se disponíveis para pesquisa.

Além da leitura e da pesquisa no local, o visitante dispõe de empréstimo domiciliar de parte do acervo, de orientação à pesquisa bibliográfica, de levantamentos bibliográficos, de reprografia, de acesso à Internet, a vídeos e CD-ROM, de programação cultural, além de visitas guiadas no interior da Biblioteca.

Locais

SEDAC