Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Aberta a Semana da comunidade luso-brasileira no Rio Grande do Sul

Publicação:

abertura-luso.jpg
Assis Brasil lembrou que Portugal deu um passado do RS

Até 22 de abril serão realizadas uma série de atividades comemorativas à Semana da Comunidade Luso-Brasileira no Rio Grande do Sul. O secretário da Cultura, Assis Brasil, representou o Governo do Estado na abertura do evento na noite dessa terça-feira (16). A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa com a inauguração da mostra O colonizador e o Cavalo do Rei da jornalista e fotógrafa Ana Lúcia Teixeira.

As fotos compõem um trabalho de pesquisa sobre a história do cavalo Lusitano e como a raça se espalhou pelo mundo, especialmente no estado onde deu origem ao cavalo Crioulo, símbolo da tradição dos gaúchos. As fotos farão parte do livro A cultura portuguesa e o Cavalo do Rei que será lançado no segundo semestre de 2013.

Assis Brasil falou sobre o passado que Portugal deixou para o estado e a influência na construção de nossas tradições. “A cultura rio-grandense não seria como é não fosse o cavalo. O cavalo Crioulo bem representa a fusão do passado com o presente”, disse.

A vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adriana Ribeiro, lembrou as profundas raízes que unem os dois países. “Vir para cá não é imigrar é vir para um país irmão, que é parceiro nos momentos bons e nos ruins”. Adriana finalizou agradecendo a acolhida dos gaúchos.

Também participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa e representantes de várias instituições e entidades da comunidade portuguesa.

A história do cavalo Lusitano em fotos até o final de maio na Assembleia Legislativa
A história do cavalo Lusitano em fotos até o final de maio na Assembleia Legislativa

Homenagem se tornou lei

A semana da comunidade luso-brasileira no Rio Grande do Sul é a lei de número 13.028 de 3 de dezembro de 2008. A comemoração ocorre no mês de abril porque o dia 22 é considerado o dia oficial das  Comunidades Luso-Brasileiras.

Texto: Asscom Sedac

SEDAC